Tabela de conteúdos

Tityra

O gênero Tityra é composto por três espécies de aves Passeriformes da família Tityridae.

São aves de médio porte. Os machos adultos são branco-acinzentados e branco de acima até abaixo, exceto para nas asas e na cauda, que são pelo menos parcialmente preta. Os machos das três espécies também têm marcas pretas na cabeça. As fêmeas são semelhantes, mas são pardacentas, com manchas marrom na cabeça. Possuem a marca característica de um anel perioftálmico avermelhado.
Estas espécies são encontradas em clareiras e bordas, capoeiras e outros habitats semi-abertos. Os ovos são depositados em uma cama de folhas secas em um buraco de árvore, muitas vezes um velho ninho de um pica-pau. A fêmea incuba sozinha, mas ambos os pais alimentam os filhotes. São vistos sozinhos ou aos pares, empoleiram-se em local visível e alimentam-se de frutos de tamanho médio, grande insetos e às vezes pequenos lagartos.

Tityra cayana - anambé-branco-de-rabo-preto


  Registros de anambé-branco-de-rabo-preto no WikiAves

O anambé-branco-de-rabo-preto mede 21 cm de comprimento. O macho apresenta o alto da cabeça preto, as costas cinzentas e o peito branco; a fêmea tem o alto da cabeça amarronzado e as costas e o peito com estrias pretas.

Comum na copa e nas bordas de florestas úmidas, capoeiras, florestas de galeria, clareiras com árvores esparsas e plantações. Pousa alto em galhos expostos, tornando-se bastante visível. Vive aos pares, em pequenos grupos espalhados e, com menor freqüência, solitário. É agressivo e raramente observado junto a outras aves.

Presente localmente em todo o Brasil e também em quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai.

Tityra inquisitor - anambé-branco-de-bochecha-parda


  Registros de anambé-branco-de-bochecha-parda no WikiAves

O anambé-branco-de-bochecha-parda mede cerca de 17 cm de comprimento. O macho apresenta os lados e o alto da cabeça pretos, as costas cinzentas e o peito branco; a fêmea tem a região anterior da cabeça amarronzada, os lados da cabeça ruivos e as costas com estrias marrom-enegrecidas.

Varia de incomum a localmente comum na copa e nas bordas de florestas úmidas ou secas, e em capoeiras e clareiras com grandes árvores. É visto normalmente aos pares e à boa altura na vegetação, pousado em galhos bem expostos. Às vezes reúne-se em grupos nas árvores com frutos, os quais constituem seu alimento principal.

Presente localmente em todo o Brasil. Encontrado também do México ao Panamá e em quase toda a América do Sul, com exceção do Chile e Uruguai.

Tityra semifasciata - anambé-branco-de-máscara-negra


  Registros de anambé-branco-de-máscara-negra no WikiAves

O anambé-branco-de-máscara-negra é uma espécie semelhante ao anambé-branco-de-rabo-preto. A principal diferença é a máscara negra que lhe confere o nome, além de uma larga faixa negra anteapical. A fêmea é bem parecida com o macho, exceto pela cabeça na cor pardacenta.

Vive em bordas de capões e palmeiras. Ocorre na Amazônia meridional até o centro do Mato Grosso, norte do Maranhão, Tocantins e Oeste do Piauí. Fora do Brasil, distribui-se até o México.

Referências